Jornal Desafio
DESTAQUE » JOSÉ FERRETE INSPECCIONA NOVO PAVILHÃO NO UGANDA
BASQUETEBOL

JOSÉ FERRETE INSPECCIONA NOVO PAVILHÃO NO UGANDA

O antigo árbitro internacional moçambicano de basquetebol, José Ferrete, realiza, de hoje até amanhã, a pré-inspecção do novo pavilhão da cidade de Hoima, no Uganda.

A inspecção da infra-estrutura, anexada ao estádio de futebol da mesma cidade, decorre a pedido das autoridades ugandesas, sob orientação da FIBA-África.

O Governo do Uganda solicitou à FIBA-África o envio de um especialista para verificar o novo pavilhão. Em resposta, a entidade continental designou José Ferrete, um dos seus quadros mais qualificados na gestão de infra-estruturas de basquetebol e na supervisão técnica de jogos.

Em contacto com a nossa reportagem, José Ferrete afirmou que, além do trabalho que vinha realizando em competições temporárias como o Afrobasket ou a Liga Africana de Basquetebol (BAL), esta será a primeira vez que inspecciona um pavilhão após a sua construção, com o objectivo de determinar se está apto a receber jogos da FIBA.

– “O pavilhão da cidade de Hoima é uma construção de raiz. Como o empreiteiro já pretende entregá-lo ao Governo do Uganda, este solicitou à FIBA-África que realizasse a inspeção para verificar se atende às exigências para receber os seus jogos. Com base no que encontrar, vou elaborar um relatório indicando se o pavilhão está ou não em condições de receber jogos de nível regional ou continental”-, disse José Ferrete.

No âmbito das suas atribuições, o Delegado Técnico supervisiona questões técnicas relacionadas com as infra-estruturas de jogo, incluindo quadra, tabelas, equipamentos electrónicos, balneários, salas de reuniões e tribuna da imprensa, controlo anti-doping, instalações para operadores de TV, entre outros elementos essenciais para garantir que um jogo de basquetebol decorra segundo os padrões internacionais de qualidade.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.