Jornal Desafio
Parte dos cerca de 100 atletas militarizados do Matchedje (Foto: Celso Macassa)
DESTAQUE » ATLETAS MILITARIZADOS RENASCEM ESPERANÇA DUM MATCHEDJE VENCEDOR
REPORTAGEM

ATLETAS MILITARIZADOS RENASCEM ESPERANÇA DUM MATCHEDJE VENCEDOR

Perto de 100 atletas, regressados quarta-feira passada do Centro de Formação Militar de Montepuez, em Cabo Delgado, engrossam as fileiras do Clube Desportivo Matchedje de Maputo e renascem a esperança de um clube vencedor a partir da próxima época nas diversas modalidades.

São atletas das modalidades de futebol, atletismo, andebol e boxe que estiveram cerca de quatro meses em instrução militar para se tornarem membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), afectos ao ramo de prestadores de serviços cívicos.

A medida resolve, à partida, o principal problema que o Matchedje enfrenta, nomeadamente a falta de capacidade financeira para a contratação dos melhores atletas para atacar títulos.

Mas, que se diga em abono da verdade, o clube tem a melhor equipa de andebol em seniores femininos, que, além de títulos consecutivos na cidade de Maputo, conquistou em Dezembro de 2023 o Campeonato Africano de Clubes da Zona VI, disputado no Zimbabwe. O Matchedje participou no evento na qualidade de campeão nacional da última edição, realizada em 2022.

Ganhou este ano com a sua política de militarização de atletas duas pugilistas nacionais de renome e detentoras de títulos internacionais. Trata-se de Alcinda dos Santos e Rady Gramane, por sinal, atletas olímpicas. Alcinda e Rady participaram juntas nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020. Alcinda voltou a qualificar-se para os jogos de Paris-2024.

Destacam-se, no futebol, Bororo e Zambria, ambos que jogaram pelo Ferroviário de Maputo; Drollas, ex-Desportivo da Matola; Alcino Júlio (atletismo), especialista nos 100 e 200 metros, distâncias nas quais foi campeão nacional em 2019 e 2021, respectivamente.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.