Perto de 100 atletas, regressados quarta-feira passada do Centro de Formação Militar de Montepuez, em Cabo Delgado, engrossam as fileiras do Clube Desportivo Matchedje de Maputo e renascem a esperança de um clube vencedor a partir da próxima época nas diversas modalidades.
São atletas das modalidades de futebol, atletismo, andebol e boxe que estiveram cerca de quatro meses em instrução militar para se tornarem membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), afectos ao ramo de prestadores de serviços cívicos.
A medida resolve, à partida, o principal problema que o Matchedje enfrenta, nomeadamente a falta de capacidade financeira para a contratação dos melhores atletas para atacar títulos.
Mas, que se diga em abono da verdade, o clube tem a melhor equipa de andebol em seniores femininos, que, além de títulos consecutivos na cidade de Maputo, conquistou em Dezembro de 2023 o Campeonato Africano de Clubes da Zona VI, disputado no Zimbabwe. O Matchedje participou no evento na qualidade de campeão nacional da última edição, realizada em 2022.
Ganhou este ano com a sua política de militarização de atletas duas pugilistas nacionais de renome e detentoras de títulos internacionais. Trata-se de Alcinda dos Santos e Rady Gramane, por sinal, atletas olímpicas. Alcinda e Rady participaram juntas nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020. Alcinda voltou a qualificar-se para os jogos de Paris-2024.
Destacam-se, no futebol, Bororo e Zambria, ambos que jogaram pelo Ferroviário de Maputo; Drollas, ex-Desportivo da Matola; Alcino Júlio (atletismo), especialista nos 100 e 200 metros, distâncias nas quais foi campeão nacional em 2019 e 2021, respectivamente.


