As formações da Universidade Pedagógica (UP), em femininos, e da Aliança, em masculinos, disputam esta tarde o acesso à final da Taça dos Campeões de Voleibol ao nível da Zona VI, competição que decorre em Polokwane, África do Sul, até domingo.
Em femininos, as “pedagogas”, actuais bicampeãs da Zona VI, enfrentam os Leopards, da Zâmbia, a partir das 17.00 horas, em jogo das meias-finais. A vencedora garantirá presença na final marcada para domingo.
Depois de um dia de descanso, para renovar energias, a UP continua firme na busca do quarto título zonal, após as conquistas de 2019, em Maputo, e os títulos consecutivos de 2023, em Maseru (Lesotho), e 2024, no Botswana.
O percurso até às meias-finais tem sido irrepreensível, com seis vitórias em igual número de jogos, quatro delas na fase de grupos. Nos quartos-de-final, a UP eliminou o Harare City, do Zimbabwe, por 3-0, com os parciais 25-16, 25-14 e 25-15.
Trata-se de um trajecto motivador, embora a equipa esteja consciente de que será necessária máxima concentração para alcançar o objectivo. Caso avança a final, a UP enfrentará o vencedor do duelo entre Green Buffaloes, da Zâmbia, e Spiking Stars, do Botswana, que também se realiza hoje.
O confronto é antevisto como equilibrado, embora com ligeira vantagem para a equipa nacional, que ainda não perdeu na competição.
Em masculinos, a Aliança defronta, às 15.00 horas, o Black Rhinos, do Zimbabwe, também em jogo das meias-finais. Para chegar a esta fase, a equipa moçambicana venceu todos os jogos da fase de grupos e nos oitavos-de-final afastou o Nampol, da Namíbia, por 3-0, com os parciais 25-19, 25-16 e 25-20. Está é a segunda presença consecutiva da formação da Aliança nas meias-finais, fase que na época passada foi eliminada pela Royal Police, de Eswatini.
Caso vença, a equipa orientada por Osvaldo Machava poderá cruzar-se com o actual campeão Uz Wolves, do Zimbabwe, que eliminou a Académica, ou com os Green Buffaloes, da Zâmbia, que jogam hoje, às 17.00 horas.
Entretanto, a Académica defronta o Falcon, da Zâmbia, para a definição da sua posição final, após ter sido eliminada nos quartos-de-final.


