Moçambique e Gabão defrontam-se hoje, às 14h30, no Stade d’Agadir, em Marrocos, pela primeira vez na história do Campeonato Africano das Nações (CAN). O encontro é referente à segunda jornada do Grupo “F” da competição.
Até ao momento, “Mambas” e “Panteras” apenas se haviam cruzado em jogos amigáveis e em partidas de qualificação ao Campeonato do Mundo. Desde 1988, as duas selecções mediram forças por seis ocasiões, com vantagem clara para o Gabão, que soma quatro vitórias, contra apenas uma de Moçambique, registando-se ainda um empate.
O único triunfo dos “Mambas” diante dos “Panteras” ocorreu a 11 de Novembro de 2015, em Maputo, por 1-0, em jogo referente à primeira “mão” da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos de qualificação para o Mundial-2018. Na segunda “mão”, disputada no Gabão, Moçambique perdeu pelo mesmo resultado (1-0) e, no desempate por grandes penalidades, voltou a não conseguir superar o adversário, que venceu por 4-3 e garantiu o apuramento para a fase seguinte.
Depois das derrotas sofridas na jornada inaugural do CAN, ambas as selecções entram em campo determinadas a conquistar o primeiro triunfo na prova. Para Moçambique, o desafio assume contornos históricos, uma vez que os “Mambas” perseguem a primeira vitória de sempre numa fase final do Campeonato Africano das Nações, num duelo que promete fortes emoções e bom espectáculo de futebol.
Legenda
Moçambique perdeu (1-0), na jornada inaugural, diante da Costa de Marfim


