É iminente o regresso, dois anos depois, do experiente treinador moçambicano Mussá Osman ao comando técnico da Liga Desportiva de Sofala (LDS), visando a próxima época futebolística. A informação foi avançada por fontes ligadas ao emblema da cidade da Beira, que fará, em 2026, a sua estreia absoluta no Moçambola.
Segundo apurámos numa recente reunião da direcção da LDS, a maioria dos dirigentes manifestou preferência pelo técnico de 64 anos, para orientar os destinos do primodivisionário. Contudo, até ao momento ainda não existem acções concretas que formalizem o acordo.
Ainda assim, é facto que Mussá Osman já foi informado pela direcção que é o escolhido para assumir o comando do banco técnico da Liga Desportiva de Sofala no Moçambola da próxima época. Refira-se que técnico esteve à frente da LDS em 2023, época em que conquistou o Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão e a Taça de Moçambique, ambas nas fases provinciais de Sofala, além de conduzir a equipa à finalíssima da “Poule” centro. Nessa decisão, a LDS acabou por perder o acesso ao Moçambola para o Textáfrica do Chimoio.
Nos últimos dois anos o treinador esteve ao serviço do Desportivo de Pemba, onde também alcançou resultados positivos, embora sem conseguir o apuramento da equipa ao principal escalão do futebol nacional.
Refira-se que este, em caso de se concretizar, também será o regresso de Mussá ao Moçambola, onde andou ausente por longos anos. A última equipa que treinou no principal escalão do futebol moçambicano foi o Matchedje de Maputo.


