Jornal Desafio
Os “Leões de Teranga” já tinham erguido o troféu em 2021, e desta vez repetiram a façanha com um golo decisivo de Pape Gueye na prolongamento
DESTAQUE » SENEGAL CAMPEÃO AFRICANO PELA SEGUNDA VEZ
CAN DO MARROCOS

SENEGAL CAMPEÃO AFRICANO PELA SEGUNDA VEZ

Senegal conquistou o seu segundo título na história do Campeonato Africano das Nações (CAN) ao vencer o anfitrião Marrocos por 1‑0 na final, disputada em Rabat. Os “Leões de Teranga” já tinham erguido o troféu em 2021, e desta vez repetiram a façanha com um golo decisivo de Pape Gueye no prolongamento, após um empate sem golos no tempo regulamentar.

Contudo, a vitória foi marcada por uma enorme polémica nos minutos finais, quando o árbitro, após revisão do VAR, assinalou uma grande penalidade duvidosa a favor do Marrocos nas compensações (90’+7). Irritado com a decisão, o treinador do Senegal Pape Twiah ordenou que os jogadores abandonassem o campo em protesto, num cenário sem precedentes numa final do CAN. Após vários minutos de interrupção e pressão do capitão Sadio Mané, a equipa regressou para continuar a partida. O avançado Brahim Díaz falhou o “penalty” com um fraco remate, e Senegal aproveitou no prolongamento para vencer.

Esse episódio — abandono temporário de campo e tensões com a arbitragem — foi, inevitavelmente o momento mais marcante do torneio, deixando um misto de celebração e controvérsia entre adeptos. Nos prémios individuais, Sadio Mané foi eleito melhor jogador do torneio, Bono melhor guarda-redes, Brahim Diaz melhor marcador ( cinco golos) e Marrocos equipa fair-play.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.