Jornal Desafio
Iniciou a “caça” ao seleccionador nacional, com o nome de Chiquinho Conde a ser igualmente referenciado como sucessor de si mesmo, o que pode fazer valer o velho ditado que diz: "em equipa que ganha não se mexe".
DESTAQUE » MAMBAS: EQUIPA QUE GANHA NÃO SE MEXE
MAMBAS

MAMBAS: EQUIPA QUE GANHA NÃO SE MEXE

A Selecção Nacional está há 24 horas sem treinador, uma vez que o contrato, iniciado  entre a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e Chiquinho Conde, expirou no último sábado.   

Face ao cenário, iniciou a “caça” ao seleccionador nacional, com o nome de Chiquinho Conde a ser igualmente referenciado como sucessor de si mesmo, o que pode fazer valer o velho ditado que diz: “em equipa que ganha não se mexe”.

Os dias que seguem, ou mesmo semanas, vão oficializar o nome do homem que se segue, que, de acordo com fontes próximas ao processo, confidenciaram-nos que será Chiquinho Conde. Para já, não haja dúvidas que a tarefa será de qualificar os “Mambas” para o CAN-2027 e procurar cumprir o sonho de apurar Moçambique ao “Mundial”-2030. 

ALÍVIO DO PESO ALÍVIO DO PESO O CHIQUINHO 

A FMF evita, desta forma, que um outro treinador sinta o peso de suceder o técnico de 60 anos de idade que, além de duas qualificações para o CAN, conseguiu fazer história pelos “Mambas”, alcançando a primeira vitória na prova continental e ainda o apuramento inédito aos oitavos-de-final. 

É importante que se diga que Chiquinho Conde, ao longo dos dois ciclos que esteve à frente da selecção, entre Outubro de 2021 e Agosto de 2024 e de Agosto de 2024 a 31 de Janeiro de 2026, cumpriu com o que lhe foi pedido, qualificando os “Mambas” em Setembro de 2023 para o CAN-2024, com um triunfo caseiro na última jornada, diante do Benin (3-2), quebrando um jejum que durava há 13 anos. 

Recorde-se que em Agosto de 2024 o experiente técnico moçambicano tinha visto a sua ligação ser estendida pela primeira vez com uma exigência prioritária: levar a selecção ao CAN-Marrocos 2025, meta que viria a ser alcançada em Novembro do mesmo ano com uma vitória fora de portas, frente à Guiné-Bissau (1-2). 

O seu percurso ficou historicamente marcado por essa primeira vitória num CAN (Marrocos-2025), que deu azo à também inédita presença nos oitavos-de-final, catapultando uma nação que andava sedento de vitórias.

O caminho de Chiquinho à frente da selecção fica ainda marcado pela qualificação para o CHAN-2022, onde pela primeira vez marcou presença nos quartos-de-final, naquele que foi o seu primeiro momento “mágico”, antes dos feitos alcançados na maior competição africana de futebol.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.