A União Desportiva de Songo diz que só vai iniciar com os trabalhos de preparação da temporada de 2026 quando receber garantias das datas em que vão arrancar as competições futebolísticas no país.
A informação foi prestada ao nosso Jornal por Marcos Cossa, director-geral dos campeões nacionais e vencedores da Taça de Moçambique da temporada 2025.
No final do ano passado, a UD Songo havia prometido arrancar com os trabalhos da nova época na primeira semana do mês de Fevereiro. Todavia, no início da presente semana, que coincidiu com o arranque do mês de Fevereiro, os “hidroeléctricos” continuam em silêncio, não havendo sinais de retoma.
Contactado pela nossa Reportagem para saber quando é que efectivamente o Songo iria iniciar com os trabalhos da pré-temporada, Marcos Cossa foi categórico ao afirmar que o clube da província de Tete apenas fará a retoma quando receber, por parte dos órgãos que gerem o futebol nacional, a garantia das datas do arranque das competições em que o clube deve participar, evitando uma preparação “escura”, sob pena de gastar recursos financeiros desnecessariamente.
“Havíamos prometido que de facto iríamos iniciar a preparação da nova temporada na primeira semana de Fevereiro. No entanto, depois de reavaliar uma série de questões optamos por esperar. Não vale a pena activar uma logística onerosa para ter a equipa instada na Vila de Songo e começar a treinar sem, no entanto, sabermos quando é que efectivamente a época inicia. Não queremos ter a equipa a treinar sem saber quando é que teremos o primeiro jogo oficial”, disse Cossa.
Entretanto, quando perguntado se de facto a posição da UD Songo não era contraditória, tendo em conta que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) marcou para entre os dias 7 e 8 de Março próximo a data da realização do jogo da Supertaça Mário Coluna, a nossa fonte disse que contraditório é o posicionamento da FMF.


