O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, confirmou que a edição de 2027 do CAN será realizada entre os meses de Junho e Julho. O dirigente desmentiu os rumores que apontavam para um possível adiamento ou alteração das datas, classificando essas informações como totalmente infundadas.
A competição será organizada conjuntamente por Quénia, Tanzania e Uganda. Segundo o presidente da CAF, uma equipa de inspecção da entidade estará até à próxima terça-feira a avaliar as instalações e as infra-estruturas nos países anfitriões. As datas exactas da competição deverão ser anunciadas oportunamente.
Desde 2019, a CAF assumiu o compromisso de realizar a CAN a meio do ano civil. No entanto, as três últimas edições acabaram por acontecer em torno do mês de Janeiro, sobretudo devido a constrangimentos logísticos e organizacionais.
A realização do torneio durante a época dos clubes europeus tem gerado tensões relacionadas com a libertação de jogadores. Além disso, a partir de 2028, a competição passará a ser disputada de quatro em quatro anos, deixando de ter periodicidade bianual.
Motsepe não avançou detalhes sobre as candidaturas para a edição de 2028, mas manifestou o desejo de, futuramente, expandir o número de participantes de 24 para 28 selecções. O dirigente falava após a reunião do comité executivo da CAF, realizada ontem em Dar-es-Salaam. ( AFRICA TOP SPORT)


