A ARENA Lalgy, principal campo do Complexo Desportivo de Tchumene, no município da Matola, vai acolher, no próximo dia 27 de Março, um jogo particular entre as selecções nacionais da Somália e das Comores. O encontro está inserido na janela internacional da FIFA deste mês.
A informação foi confirmada por uma fonte da gestão do empreendimento desportivo, que adiantou que a delegação da Somália comunicou que deverá chegar a Moçambique no dia 22 de Março. Durante a sua estada, a equipa prevê realizar sessões de treino entre os dias 23 e 25.
A realização do jogo em território moçambicano deve-se ao facto de a Somália não dispor, neste momento, de campos aprovados pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para a realização de jogos internacionais oficiais. Devido a limitações técnicas e de infra-estrutura, a selecção somali tem sido obrigada a disputar os seus jogos na condição de anfitriã fora do país.
A Arena Lalgy foi inspeccionada pela CAF em 2024, após a conclusão de obras de melhoria. Na ocasião, o recinto foi considerado apto para receber jogos internacionais da fase de grupos das Afrotaças, embora a entidade tenha recomendado a monitorização contínua das condições técnicas do estádio.
O campo já tinha obtido aprovação prévia para acolher partidas da fase pré-eliminatória de competições organizadas pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF).
Também em 2024, a Arena Lalgy foi palco da cerimónia de abertura do Torneio COSAFA Sub-20, consolidando-se como uma das infra-estruturas desportivas mais modernas e bem equipadas do país.



