Jornal Desafio
Moisés Mabunda, que dirige a comissão, disse que a situação financeira da FMA é grave, a ponto de ter encontrado as contas praticamente zeradas, não existindo recursos para a realização das provas previstas no calendário
DESTAQUE » SELECÇÕES PRIVILEGIAM COMPETIÇÃO NA DERRADEIRA FASE PARA AUSC
AUSC

SELECÇÕES PRIVILEGIAM COMPETIÇÃO NA DERRADEIRA FASE PARA AUSC

A preparação moçambicana para os Jogos da Juventude do Conselho Superior do Desporto da Região 5 da União Africana, que se realizam de 3 a 13 de Julho próximo em Windhoek, na Namíbia, entrou na derradeira fase, com as selecções nacionais a privilegiarem a competição.
Isto acontece quando estamos a sensivelmente duas semanas da partida da delegação que vai representar o país no evento nas modalidades de basquetebol, atletismo convencional e adaptado, boxe, voleibol de sala e praia, natação, ténis, karaté e special olimpic, que é um desporto praticado por pessoas com deficiência intelectual.
O futebol, por albergar maior número de atletas e ter mais possibilidades de eventos internacionais, ficou de fora, como medida de contenção dos custos de participação.
A delegação, que será composta por 73 pessoas, das quais 51 são atletas e 22 técnicos, parte no dia 30 deste mês apostada na melhoria da pálida imagem registada nas últimas duas edições que se realizaram nos anos 2021 em Maseru, no Lesotho, e 2022 em Lilongwe, no Malawi, nas quais  Moçambique terminou a sua participação na antepenúltima e última posições, respectivamente.
Moçambique vai à Namíbia com limitações financeiras que o país atravessa, sendo que a quota para os Jogos, que envolvem atletas Sub-19, é de 101 elementos para cada país.

INSCRIÇÕES CONFIRMADAS

E SELECÇÕES DEFINIDAS

A inscrição dos atletas, que tem sido o maior desafio das delegações pelas exigências que impõe, está, de acordo com o chefe da Missão aos Jogos, Fernando Dias, confirmada e reconfirmada, numa altura em que as selecções definitivas já foram também constituídas.
De acordo com a fonte, a maior preocupação tem que ver com a comunicação que o comité organizador deve partilhar nos próximos dias sobre a disposição dos eventos, isto porque há algumas modalidades que não conseguiram reunir o número mínimo de atletas, facto que implicará a sua revisão, em particular.
Relativamente à preparação das selecções e dos atletas, Fernando Dias avançou que não há sinais de alarme, senão o caso de uma atleta de voleibol que por causa de lesão grave foi solicitada a sua substituição e que, felizmente, apesar de já ter sido inscrita foi possível devido a um registo prévio de uma lista longa ao nível do sistema dos Jogos.
O único pendente está relacionado com os exames médicos, sendo que há atletas que ainda não fizeram e o processo deve encerrar esta semana. Acontece o mesmo em relação ao anti-doping, plataforma na qual nem todos atletas estão inscritos devido a dificuldades de lidar com o sistema, sendo o registo no sistema condição obrigatória para a participação nos Jogos.
Espera-se que este problema seja ultrapassado na reunião do dia 21 entre a Missão aos Jogos, atletas e respectivos encarregados de educação.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.