A Selecção Nacional de judo conquistou na tarde de ontem uma medalha de ouro e prata no Open que decorre em Pretória, na África do Sul.
A grande premiada foi a judoca Cyntia Badrú, que na categoria de – 52 Kg garantiu a medalha de ouro, ao vencer na final a sul-africana Emma Kemp.
Para chegar à final venceu Celine Baba Maria, dos Camarões.
A medalha de prata veio da “garra e atrevimento” da ainda júnior, Shenedy Tsemane. Combatendo nos seniores, a judoca perdeu na final com a judoca dos Camarões Fiona Mbongo, depois de nas meias-finais ter batido Catalina de Oliveira, da África do Sul.
Pena que na final não foi capaz de garantir o “ouro”. Mas seja como for, fica a excelente participação de Shenedy, que hoje compete nos juniores.
Se as meninas brilharam, Alson Muzime (- 66 kg) foi eliminado nos primeiro combate, despendido-se, desta forma, da competição.
Hoje estará em acção Marcelino Manjate (- 81 kg), para procurar aumentar o número de medalhas já arrebatados pelo país.
Este grupo de atletas faz parte da nova grande aposta da Federação Moçambicana de Judo (FMJ), segundo afirmou o vice-presidente, Nilton Mujovo.
“Os participantes representam uma transição geracional dos atletas da calha olímpica. O evento permitirá a subida no “ranking” dos atletas, tendo em vista o futuro ciclo de qualificação para Jogos Olímpicos de Los Angeles. Queríamos ter levado nove atletas, mas devido à falta de fundos não foi possível “, disse.
No Open de Pretória, a equipa nacional é orientada por Edson Madeira e Adriano Cândido.


