Um total de doze modalidades foi confirmado para estar em competição nos Jogos da AUSC Zona-5, também conhecidos como Jogos da Juventude, ao nível da região da África Austral, que vão decorrer em Maputo, entre 4 e 13 de Dezembro de 2026.
Trata-se das modalidades de atletismo, basquetebol (incluindo a especialidade de 3×3), boxe futebol, judo, karata, netbol, natação, ténis de mesa, taekwondo, ténis de campo e voliebol de sala e de praia.
A informação foi tornada pública ontem em Gaberone, Botswana, no fim de uma reunião do órgão regional coordenador dos jogos que fez saber, também, que o evento de Maputo prevê a inclusão de modalidades paralímpicas, como atletismo e natação, para além do judo para atletas refugiados.
Dedicados a atletas com idades iguais ou inferiores a 20 anos, os Jogos da AUSC servirão, também, para qualificar selecções da África Austral para eventos continentais.
Este facto, segundo Stanley Mutoya, responsável da AUSC, vai elevar a qualidade das competições em Maputo, o que será um ganho no processo de detecção de novos talentos.
“A introdução de provas de qualificação, que estará sob cuidado das confederações regionais é um passo importante no crescimento, prestígio e qualidade competitiva dos jogos. Combinando estes aspectos com os valores de inclusão com as modalidades paralímpicas, os Jogos de Maputo prometem inspirar simultaneamente a excelência e a unidade. Não temos dúvidas de que nos preparamos para ver um evento de elevada qualidade técnica por parte de jovens jogadores da nossa região”, disse Stanley Mutoya.
Refira-se que para os Jogos da AUSC juntar-se-ão a Moçambique outros nove países pertencentes à Zona V, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesotho, Malawi, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.


