A Selecção Nacional de Futebol de Praia empatou ontem (1-1) com a Tanzania, na praia de Mbezi Ndege, em Dar-Es-Salaam, na primeira “mão” da última eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a realizar-se no próximo mês, no Senegal. A vaga no CAN será decidida domingo, na Arena da Costa do Sol, em Maputo, palco do jogo da segunda “mão”.
Num encontro equilibrado, a Tanzania apostou em remates de meia distância, enquanto Moçambique procurou assumir a iniciativa. Os anfitriões adiantaram-se no marcador no primeiro período, mas os “Guerreiros da Praia” restabeleceram a igualdade no primeiro minuto do segundo período, resultado que deixa a eliminatória em aberto.
No final do jogo, Saidate Mouveia, seleccionador nacional, considerou que a equipa não foi feliz na finalização. O técnico apontou também a necessidade de melhorar os aspectos defensivos para a segunda “mão”, mas mostrou-se confiante na qualificação, prometendo trabalhar para garantir a passagem à fase final.
Lembre-se que o Senegal servirá igualmente de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia de 2027, que será realizado nas Seychelles, pela primeira vez em África. Apenas os dois finalistas da competição continental garantirão presença na prova.

