A Associação Desportiva de Vilankulo atrasou a líder do Moçambola-2026, Black Bulls, ao arrancar um empate a dois golos. No arranque da 23.ª jornada, os “touros” conseguiram estar temporariamente em vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, Costa do Sol, quando marcaram o primeiro aos dois minutos, por Khadre, mas permitiram que os visitantes dessem a volta ao resultado (1-2), com golos de Mesa e Dilson. Entretanto, a equipa da casa conseguiu chegar à igualdade (2-2) ao apagar das luzes, resultado que lhe permite alargar em um ponto a vantagem que trazia da ronda anterior sobre o mais directo perseguidor.
Na ronda anterior, o Costa do Sol venceu, de forma convincente, o Ferroviário de Lichinga, por 2-0, mantendo-se firme na corrida ao título, que lhe foge desde 2019. Evans Kayombo e Nené foram os responsáveis pelos golos dos “canarinhos”.
Salientar que, nesta ronda, o Ferroviário da Beira foi infeliz na deslocação a Nampula, onde perdeu com o seu homónimo local por duas bolas sem resposta e pode ter deixado escapar a possibilidade de chegar ao título, embora matematicamente ainda seja possível. A queda da equipa treinada por Akil Marcelino chega a ser preocupante, sobretudo por estar a acumular derrotas atrás de derrotas, tanto no Moçambola, como na Taça de Moçambique.

