A União Desportiva do Songo (UDS) está em Maputo desde quinta-feira passada com uma agenda pesada rumo à estreia nas “Afrotaças”, devendo receber no domingo, no Estádio Nacional do Zimpeto, o Petro de Luanda, em partida da primeira “mão” da pré-eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões Africanos.
Naquele que foi o primeiro teste mais pesado, a anteceder o duelo com o campeão angolano, a UD Songo foi derrotada pela Black Bulls, por 3-1, na noite do último sábado, na Arena Lalgy, no Tchumene, na Matola, em partida a contar para a 18.ª jornada do Moçambola.
No Tchumene, o Songo enfrentou o outro representante moçambicano nas “Afrotaças”, nomeadamente na Taça da Confederação Africana de Futebol (Taça CAF).
Embora a UD Songo seja detentora da Taça de Moçambique, título conquistado curiosamente diante da Black Bulls, são os “touros” que vão representar o país na Taça CAF, já que o Songo não pode estar ao mesmo tempo nas duas competições africanas.
No duelo entre titânicos do Moçambola-2026 coube à Black Bulls demonstrar que está melhor preparada para enfrentar o seu primeiro adversário na luta pelo acesso à Fase de Grupos da Taça CAF, o Atomic Ngomé, das Comores, apesar de ter pesado para isso o azar que os “hidroeléctricos” tiveram com a expulsão do seu guarda-redes titular, Ebrima, com um vermelho directo por ter interceptado a bola com a mão fora da área, aos 35 minutos, numa altura em que a sua equipa já perdia por 1-0.
Mesmo reduzido a 10 unidades, o Songo soube resistir à pressão e chegou ao empate já na etapa complementar, aos 74 minutos, com o golo de Victor (Vitinho), um atacante curiosamente “roubado” aos “touros”. Manteve o empate até à recta final do jogo, sofrendo, nos derradeiros minutos do tempo regulamentar, mais dois golos, por desconcentração da defensiva.
O Songo volta para um novo teste esta quarta-feira, medindo forças com o Ferroviário de Maputo, para a 19.ª jornada. Para já, leva um saldo de nove empates, que é incomum para uma equipa do seu estatuto enquanto campeão nacional e vencedor da Taça de Moçambique. Venceu cinco vezes e sofreu duas derrotas, estando neste momento a 11 pontos da líder ABB, que soma, a estas alturas, 35.

