Por: Alberto Tsenane
Desportivo da Matola, Brera Tchumene, Matchedje de Mocuba, Textáfrica de Chimoio, Desportivo de Pemba e Desportivo de Nacala são os finalistas do Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão que dá acesso ao Moçambola-2024. No entanto, a liga desportiva de Sofala pode seguir em frente, uma vez que a partida com os “militares” não chegou ao fim por protestos da formação da Zambézia.
Na Zona Sul, Série “B”, o Clube Desportivo da Matola garantiu o apuramento à finalíssima após vencer a União Desportiva de Zavala por 2-0, numa partida que o representante da província de Maputo precisava de um empate para chegar à fase a eliminar. Com a vitória, os “matoleses” terminaram a fase com 13 pontos, frutos de quatro vitórias, um empate e uma derrota, em seis jogos.
Já o clube de Inhambane terminou a sua participação na segunda posição com nove pontos, depois de três vitórias e três derrotas, em cinco partidas. Outro jogo da série, o Estrela Vermelha de Maputo e Clube Ferroviário de Gaza empataram a zero.
Na Série “A”, o Brera Tchumene, que garantiu a qualificação para a finalíssima na ronda anterior, terminou a fase de grupos com cem por cento de vitórias após visitar e derrotar Homoíne FC por 1-6, ontem, tendo vencido a série com 18 pontos, após seis vitórias. Noutro jogo, Clube de Gaza e Liga Desportiva de Maputo empataram a um golo. Refira-se que, a partida não terminou porque a Liga abandonou o campo, alegando má actuação da arbitragem.