A pugilista moçambicana Isabel Mulungo da categoria dos 66kg estreia-se esta tarde no Mandela African Boxing Cup, um evento que decorre desde ontem na cidade sul-africana de Durban.
Mulungo vai medir forças com a congolesa Brigitte Mbabi, uma atleta experiente com presenças assíduas em competições internacionais, tendo já travado vários duelos com a consagrada Alcinda dos Santos, mas sempre com a vitória a sorrir para a nossa compatriota.
Isabel Mulungo será a primeira de um lote de oito atletas que Lucas Sinóia levou para Durban, começando a caminhada a partir dos quartos-de-final.
Amanhã entram em cena mais cinco moçambicanos, três para as meias-finais e dois para os “quartos”.
Para as “meias”, Alcinda dos Santos (70kg) defronta a sul-africana N. Msweli, enquanto Rady Gramane bate-se com G. Dicks, também do país vizinho. Benilde Macaringue (57kg) vai enfrentar a ugandesa S. Ngagire.
Para os “quartos”, na sessão de amanhã, Lázaro Comé, na divisão dos 67kg, ficará à espera do vencedor do combate entre o gabonês Arthur Lendoye e o tanzaniano Abdallah Mfaume.Ainda nos quartos-de-final, Armando Sigaúque, na categoria dos 57kg, vai medir forças com o vencedor do embate entre o namibiano Morning Ndevelo e o ugandês Murungi Kasim.
Tiago Muxanga e Abdul Machel estreiam-se na sexta-feira, ambos nas meias-finais. Muxanga (71kg) bate-se com I. Nazalux, enquanto Machel (75) mede forças com o congolês M. Tshama.
O Mandela African Boxing Cup é um evento anual que junta a nata do boxe continental visando homenagear Nelson Mandela (1918-2013), primeiro Presidente negro da África do Sul.
Os pugilistas moçambicanos estão nesta competição também para preparar a presença na última janela de qualificação para os Jogos Olímpicos, que terá lugar nos finais de Maio e início de Junho, em Bangkok, na Tailândia.