O ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, disse ontem que o Governo de Moçambique está comprometido com o sucesso dos Jogos da Juventude da África Austral, também conhecidos como Jogos da AUSC Zona-5, a decorrer na cidade de Maputo, de 4 a 13 de Dezembro de 2026.
O compromisso do Governo moçambicano foi manifestado por Caifadine Manasse durante a reunião realizada, na capital do país, que marcou o início dos trabalhos de preparação do evento que vai acolher pouco mais de 3000 pessoas, entre atletas, treinadores, pessoal técnico de apoio e dirigentes de 10 países da África Austral.
Segundo disse Manasse, apesar das dificuldades de vária ordem, o Governo moçambicano, a começar pelo Chefe do Estado, está comprometido com o sucesso da próxima edição dos Jogos da AUSC Zona-5.
“Evidenciámos o nosso compromisso e firme cometimento em organizar esta prova com um elevado sentido de responsabilidade, rigor e transparência. O Governo de Moçambique, liderado por sua Excelência Daniel Chapo, recebe com orgulho a presidência da AUSC Região 5 por parte de Moçambique. Por tudo isso, encaramos o desafio com muita responsabilidade e espírito de cooperação e solidariedade com os demais Estados-membros. Hoje, nesta cerimónia que marca o início do processo de indução entre a Comissão Organizadora Regional e a Comissão Organizadora Local, reiteramos com clareza e convicção esse compromisso”, disse Caifadine Manasse, que fez referência, nesta intervenção, ao facto do país presidir o Conselho Superior dos Desportos de África (AUSC), ao nível da região da África Austral (Zona-5).
“Temos plena consciência da dimensão do desafio que enfrentamos. Sabemos que caminhamos num contexto marcado por várias adversidades e exigências crescentes. Contudo, estamos igualmente certos de que, juntos, com determinação e espírito de cooperação, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para alcançarmos os objectivos que traçámos. A partir de hoje, inauguramos simbolicamente uma nova etapa no nosso percurso rumo a Dezembro de 2026. Entramos numa fase decisiva, em que cada detalhe, cada decisão e cada coordenação entre o nível regional e local será determinante para o sucesso dos Jogos”, vincou o dirigente.
Refira-se que nos Jogos da AUSC Zona-5 estarão em acção 12 modalidades, nomeadamente atletismo, basquetebol (incluindo a especialidade de 3×3), boxe, futebol, judo, karate, netbol, natação, ténis de mesa, taekwondo, ténis de campo e voleibol de sala e de praia.


