Moçambique vai conhecer esta tarde os adversários que defrontará nas eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de Futebol de Praia Senegal-2026. O sorteio realiza-se na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Egipto, às 14h00h locais.
Dezasseis selecções disputam sete vagas para a fase final do torneio continental, que servirá igualmente de porta de entrada para o Mundial de Futebol de Praia da FIFA 2027, a realizar-se nas Seychelles, o primeiro “Mundial” desta modalidade em solo africano. Senegal, pentacampeão em título e anfitrião da edição de 2026, já tem o seu lugar assegurado.
Para os “Guerreiros de Praia”, o sorteio marca o regresso à competição internacional. A última participação oficial data do CAN 2024, realizado em Hurghada, Egipto, entre 19 e 26 de Outubro do ano passado. Naquela edição, Moçambique ficou no Grupo B ao lado do então campeão Senegal, do Malawi e da estreante Mauritânia. A equipa, então orientada por Saidate Moveia, estreou-se com uma vitória sofrida por 4-3 sobre o Malawi, mas não conseguiu superar as potências do grupo, ficando pelo caminho.
Desde então, o futebol de praia moçambicano entrou num período de letargia. Sem competições regionais da COSAFA em 2025 e sem jogos de preparação registados, a selecção estagnou no 53.º posto do ranking mundial da Beach Soccer Worldwide (BSWW).

