Jornal Desafio
ENTREVISTA

TODOS POR UM E UM POR TODOS HÁ 100 ANOS!

Hoje o é o Dia do Grupo Desportivo de Maputo (GDM). O clube preto-e- -branco completa 100 anos de existência, desde a sua fundação, a 31 de Maio de 1921. O Desportivo é apenas um ano mais novo que o seu vizinho, Clube dos Desportos da Maxaquene, que no passado dia seis (6) do mês corrente completou 101 anos de existência.

Falar do Desportivo é falar da história de Moçambique, afinal foi esta colectividade que quebrou as correntes da imposição de uma segregação social com marcas fortes do racismo, dando origem a espaços aglutinadores no meio urbano e suburbano. Aliás, foi por isso que nos subúrbios de Maputo desenvolveu-se o futebol que José Craveirinha desejava estudar.

Tradicionalmente ecléticos (embora não se diga o mesmo nos dias actuais) e detentor de uma mística peculiar – o que até certo ponto ficou encarnado no ADN do clube, o Desportivo de Maputo procurou sempre orientar as suas conquistas ao sentido de pertença que sempre deixou patente nas diversas modalidades que outrora movimentou.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA
Fotos de Arquivo

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Jornal desafio