Jornal Desafio
DESTAQUE » COSTA DO SOL CAMPEÃO DUAS DÉCADAS DEPOIS
LIGA MOZAL

COSTA DO SOL CAMPEÃO DUAS DÉCADAS DEPOIS

O Costa do Sol conquistou o seu segundo título nacional de basquetebol sénior masculino 21 anos depois. Os “canarinhos” derrotaram há instantes o Ferroviário de Maputo por 82-74, vencendo a série do “play-off” por 3-2.
Costa do Sol criou um parcial de 7-0 nos primeiros três minutos. João Mulungo mexeu na equipa e fez descansar Hugo Martins, rendido pelo jovem Muhambe Macuiane. De resto, o base-extremo trouxe outra dinâmica ofensiva e perspicácia na defesa, o que ajudou a sua equipa a reduzir a desvantagem para dois pontos (9-7). Estavam espantados os nervos e as duas equipas mais soltas, proporcionando espectáculo ao público que preencheu o pavilhão. Os “canarinhos” terminaram aquela etapa a vencer por 20-13.
No segundo quarto a equipa de Miguel Guambe fez-se valer do Amilton Ribeiro, um poste que guarneceu a sua tabela e intimidava o seu adversário, e da ousadia de Azenio Cossa para criar uma vantagem de 15 pontos (35-20) ao meio do quarto. De resto, os “canarinhos” continuaram a controlar o jogo, indo ao intervalo com um resultado confortável (50-34).
No regresso dos balneários, o Ferroviário tentou reduzir a desvantagem recorrendo à linha dos 6,75m, mas o Costa do Sol investiu em penetrações, rotação e intensidade, chegando aos 59-41 com seis minutos e 57 segundos por se jogar naquela etapa.
Baggio Chimondzo, qual dono da bola, estava em todas e levou os locomotivas a encurtar em a desvantagem para seis pontos (59-53). Os “canarinhos” não conseguiam invadir a defesa à zona montada por Mulungo. A estratégia foi colocar Mirlon Parruqie para vigiar Baggio e apostar no jogo exterior. Aí Titos fez o show, com três triplos, último deles em cima do som da buzina (67-59).
No derradeiro quarto o Costa do Sol rodou a equipa e acabou quebrando o ritmo, facto bem capitalizado pelo Ferroviário ao aproximar-se, mas não acima seis pontos. Com cinco minutos e 51 segundos por se jogar, a diferença era de 10 pontos (74-64).

EIS A MARCHA DO “PLAY-OFF”
FER.MAPUTO-COSTA DO SOL (2-3)
Jogo-1: Fer.Maputo-Costa do Sol (69-63);
Jogo-2: Fer.Maputo-Costa do Sol (64-67);
Jogo-3: Fer.Maputo-Costa só Sol (61-60);
Jogo-4: Fer.Maputo (61-76);
Jogo-5: Fer.Maputo (74-82).

Artigos relacionados:

Carregando....
Jornal desafio
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..