CRESPO CUAMBA
A menos de cinco meses da realização do XV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, a província de Inhambane ainda não dispõe dos 50 milhões de meticais necessários para a organização do evento.
O valor será aplicado na reabilitação de infra-estruturas desportivas, transporte, alojamento, alimentação, entre outras despesas logísticas indispensáveis para acolher o certame, previsto para o mês de Agosto próximo, naquela parcela do país.
A informação foi avançada pelo director Provincial de Educação, Manuel Liquelique, que falava durante a cerimónia de abertura da época desportiva escolar. O evento contou com a presença de alunos, professores e dirigentes a nível provincial e distrital.
Apesar do curto espaço de tempo até à realização do festival, Manuel Liquelique assegura que estão em curso esforços para a mobilização do dinheiro, com vista a garantir a realização da prova.
Entretanto, no âmbito da preparação dos Jogos Desportivos Escolares, arrancaram no último sábado as actividades desportivas com o objectivo de seleccionar atletas em diversas modalidades e em ambos os sexos para representarem a província neste evento.
Para o efeito, o festival contará com o apoio do Ministério da Educação e Cultura, sobretudo na melhoria das infra-estruturas desportivas que irão acolher a competição.
A abertura da época desportiva escolar contou com a participação de cerca de 1500 pessoas, entre alunos, professores de educação física, profissionais do sector e amantes do desporto.
Durante a cerimónia, para além da ginástica massiva, houve demonstrações de diversas modalidades consideradas potenciais para representar a província no Festival Nacional.



