Cinco anos depois, o país volta a realizar o Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, que iniciam próxima segunda-feira, dia 6 de Maio, na cidade de Nampula. Na derradeira fase de preparação das selecções provinciais é notória a euforia por parte dos intervenientes e não só.
As comitivas já começam a viver o ambiente do XV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, com o sentimento de “eu posso” a ganhar cada vez mais peso no seio das equipas que por 12 dias colocarão Nampula no centro das atenções do movimento desportivo escolar.
Sob o lema “Desporto Escolar Inclusivo, preservando a biodiversidade”, o evento vai juntar cerca de duas mil pessoas.
Oito modalidades estarão no centro das atenções nos jogos desportivos escolares, nomeadamente futebol onze, atletismo, xadrez, voleibol de sala, ginástica, andebol, basquetebol e jogos tradicionais. A título demonstrativo, o râguebi entra pela primeira vez para os jogos escolares, e a natação, outra modalidade que vinha sendo realizada nas anteriores edições a título demonstrativo, para este ano fica de fora, devido à falta de infra-estruturas para a prática da modalidade naquele ponto do país.