A internacional basquetebolista moçambicana, Chanaya Pinto, está a uma vitória de conquistar a Liga Feminina de Basquetebol de Angola, após nova vitória, ontem, diante do 1.º de Agosto (54-52). A extremo do Quinta dos Lombos de Portugal, cedida ao Sporting de Luanda, está agora a um triunfo de erguer a Liga Azule, o principal campeonato feminino da “bola-ao-cesto” daquele país.
As “leoas” tiveram uma entrada forte no primeiro jogo e venceram por 56-48, liderando, por isso, a final por 2-0 na série à melhor de cinco jogos. A equipa reforçada pela internacional moçambicana está assim mais próxima de erguer o seu primeiro troféu de sempre. Para tal, deverá vencer mais um confronto, o que pode acontecer já no domingo, na arena do Kilamba.
No jogo-2, realizado ontem, Chanaya marcou nove pontos, arrancou 11 ressaltos (três ofensivos e oito defensivos), três assistências, quatro roubos de bola, alcançando 17 pontos de eficiência, a maior da sua equipa.
Curiosamente, no jogo-1, a internacional moçambicana marcou nove pontos. Lançou ainda um triplo e arrancou oito ressaltos (quatro ofensivos e quatro defensivos). Três roubos de bolas e duas assistências acrescentaram os dados estatísticos da moçambicana.
A extremo-base, Sara Caetano, que também milita com Chanaya nos Lombos, foi a principal figura da equipa militar, ontem, ao assinalar 21 pontos, mas insuficientes para travar a consistência leonina.
O Sporting entrou mais organizado, com boa circulação de bola e vantagem inicial de 18-12. No segundo quarto, o 1.º de Agosto respondeu com eficácia ofensiva, virou o resultado e foi para o intervalo a vencer por 35-34.
O equilíbrio marcou a segunda parte, mas a equipa “verde-e-branco” cresceu no fim do terceiro quarto, dificultando a saída de bola do adversário.
O último quarto foi menos produtivo, reflectindo o desgaste das jogadoras, mas as “leoas” foram mais eficazes na gestão da posse e garantiram uma vitória crucial.