O Clube de Natação Barracudas de Maputo conquistou ontem, na Piscina da Escola Secundária Estrela Vermelha, na cidade de Maputo, o título de campeão nacional de Inverno.
A proeza foi cometida ao fim de sete jornadas num campeonato que estava inicialmente agendado para a Piscina Olímpica do Zimpeto, mas transferido à última hora para a da Escola Secundária Estrela Vermelha devido supostamente a questões logísticas.
Participaram igualmente no “Nacional” os clubes Ferroviário, Naval, Marítimo, Tubarões, Golfinhos, Endorfins e a equipa do Zimpeto, todos da cidade de Maputo; mais Ferroviário e Náutico, ambos da Beira. A estes juntaram-se duas equipas de Tete e outra em representação da Associação Provincial de Manica.
De modo geral, foi o campeonato mais participativo dos últimos tempos, marcado pelo regresso do Clube Náutico da Beira desde a passagem do Ciclone Idai, em 2021, que arrasou a sua piscina já reabilitada, mais algumas equipas das províncias cuja natação continua na fase embrionária, casos de Manica e Tete.
“CUDAS” IMPARÁVEIS
O domínio do Barracudas foi mais uma confirmação da hegemonia que o clube vem demonstrando desde a sua criação, há sensivelmente cinco anos, tanto ao nível dos campeonatos da cidade de Maputo, assim como de carácter nacional, tendo para o efeito destronado o Tubarões, que anteriormente detinha a supremacia na natação moçambicana.
Nesta última edição que marcou o regresso do “Nacional” de Inverno propriamente dito os “Cudas” venceram o campeonato com um total de 2123 pontos na combinação de sexos, contra 1436 do rival Tubarões. O Golfinhos ocupou o último lugar do pódio com 1221, seguido por Endorfins (745), Marítimo (487), Ferroviário de Maputo (290), Naval (99), Náutico (82) e Ferroviário da Beira (30), este último que surpreendeu ao terminar na cauda. Os “locomotivas” beirenses participaram apenas com 11 atletas que não conseguiram pontuar em provas individuais, mas apenas em estafetas, comprometendo o desempenho do clube na classificação geral.
As restantes equipas, nomedamente do Zimpeto, Manica e Tete, não pontuaram, tanto ao nível individual, assim como em estafetas.
Os “Cudas” conquistaram o “Nacional” com domínio clarividente, destacando-se em masculinos com 875 pontos no topo da tabela, contra 832 do rival Tubarões e 573 do Endorfins, respectivamente; assim como em femininos, onde comandou com 1076, contra 837 do Golfinhos e 493 do Tubarões.
O Barracudas conquistou o “Inverno” depois de também vencer o último “Nacional” de Verão, disputado em Dezembro último.

