Narciso Nhacila e Alberto Tsenane
Com a questão do assalto à liderança no centro da disputa, a Selecção Nacional de futebol recebe amanhã, às 15.00 horas, a sua congénere do Sudão, em jogo da segunda jornada do Grupo “J” de qualificação para o CAN-2027, cuja fase final será co-organizada pelos vizinhos Tanzania, Uganda e Quênia.
Depois do precioso empate na recepção à poderosa Selecção do Senegal (1-1), na passada sexta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto, os “Mambas” podem isolar-se na liderança do Grupo “J” caso vencam amanhã e, no outro jogo do mesmo grupo, registe-se um empate ou mesmo um triunfo da Etiópia sobre os senegaleses.
Se tal acontecer, Moçambique vencer, passa a somar quatro pontos, deixando para trás o Sudão, que permaneceria com os mesmos três pontos resultantes da vitória sobre a Etiópia, igualmente em duelo havido na passada sexta-feira.
Ainda no campo das hipóteses, se a Etiópia vencer colar-se-ia ao Sudão com três pontos, mas em terceiro lugar, deixando o Senegal em quarto e último lugar com o ponto conquistado em Maputo.
Se houver o empate, o Senegal deve descer do actual segundo ao terceiro lugar, com dois pontos, continuando a Etiópia na cauda, mas agora com um ponto.
Finalmente, se o Senegal ganhar, sempre na perspectiva de os “Mambas” vencer o duelo com o Sudão, então a liderança será repartida, com quatro pontos, pelos adversários da passada sexta-feira.

