Jornal Desafio
DESTAQUE » SERÁ A BÊNÇÃO QUE FALTAVA AO ENZ?
PONTO DE EQUILÍBRIO

SERÁ A BÊNÇÃO QUE FALTAVA AO ENZ?

O Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), o único, infelizmente, no país que reúne as ríspidas exigências da FIFA, tem sido nos últimos anos a casa das selecções nacionais, sobretudo da equipa A. Ora, esse papel pertenceu durante os tempos idos – esperamos que as direcções locomotivas da capital repensem numa nova fórmula de trazer aos padrões exigidos pelo organismo de tutela do futebol mundial – ao mítico Estádio da Machava, palco dos momentos inolvidáveis, saudosistas e memoráveis cultura e desportivamente.

Fases distintas, factos quase semelhantes é que há 31 anos Machava transbordou para receber a missa papal de Moçambique independente, isto em Setembro 1988, quando João Paulo II escala um país em renascimento e em via de se tornar democrático. Foi a plenitude e bênção divina para o mítico Infulene, que em termos desportivos esbanjou lágrimas de emoção aos adeptos. Aqui, parafraseando Boavida Funjua (título póstumo) num dos seus inúmeros e requintados artigos de opinião cujo título “Saudades Que O Tempo Levou”, lembrava os grandes momentos futebolísticos da Selecção Nacional que a catedral do nosso futebol e de eventos históricos acolheu, destacando, porém, em termos de enchentes e simbolismo, Moçambique vs Zâmbia; Moçambique vs Camarões, Moçambique vs Angola, Moçambique vs Guiné-Conacry e Moçambique vs Malawi, este último que qualificou o país com aquele segundo golo de Tico- -Tico, para a sua segunda presença numa fase final de um Campeonato Africano das Nações. É tão cristalino que Machava viu também sucumbir gigantes africanos, como a Nigéria, Senegal, Burquina Faso, Tunísia ou Cabo Verde. Com oito anos de existência, o ENZ não tem sido o inferno que se esperava para os adversários da equipa de todos nós, um papel que o Estádio da Machava com o tempo foi adquirindo, a ponto de ser temível para qualquer potência africana que nos cruzasse o caminho. O ENZ penaliza-nos nos momentos capitais, foi assim no ano passado contra Namíbia, Guiné-Bissau, sem falar dos dois jogos com Madagáscar para as eliminatórias da CHAN.

GILBERTO GUIBUNDA
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Jornal desafio
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..