Jornal Desafio
AFROBASKETBASQUETEBOL

NILTON SEIFANE “CARREGA” MOÇAMBIQUE AO GRUPO A DO AFROBASKET

Um endiabrado Nilton Seifane “carregou”, há instantes, Moçambique a uma difícil qualificação ao Grupo A do Afrobasket-2025.
Após vencer ontem por 62-50, o combinado nacional perdeu hoje por 57-48, mas suficiente para se apurar à próxima fase de qualificação, que se disputará em Novembro, a qual Moçambique pretende acolher. Assim, fazem parte do Grupo Moçambique, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Mali.
Hoje, Milagre Macome apostou num cinco posto por Ermelindo Novela, Ayad Marques, Elves “Stam” Honwana, Nilton Seifane e Elton Ubisse.
África do Sul entrou assumindo o jogo, concretizando um triplo na primeira jogada. Stam respondeu à mesma medida (3-3). Aliás, o mesmo Stam colocou o combinado nacional pela primeira vez no comando ao lançar a segunda “bomba” (3-6).
O extremo do Ferroviário da Beira fez quatro triplos no primeiro quarto em cinco tentativas. Entretanto, algumas falhas defensivas permitiram que aquela etapa terminasse empatada (14-14).
No segundo quarto a Selecção Nacional denotou muito nervosismo. Foi pouco ousada nas penetrações e cometia muitas faltas debaixo da sua tabela, o que levava a África do Sul muitas vezes à linha dos lançamentos livres.
Com três minutos e 15 segundos por se jogar no segundo quarto, Moçambique perdia por 26-16. Eis que Coach Mila retirou todos bases de raiz e deixou Azénio Cossa com as responsabilidades de armar o jogo e ainda fez entrar Danilo, muito agressivo nas penetrações. De resto, foram estas duas unidades que evitaram que o combinado nacional estivesse a perder por apenas três pontos (28-25) ao intervalo.
No regresso dos balneários, a África do Sul voltou a entrar melhor, diante de uma apatia de Moçambique. Coach Mila foi obrigado a parar o jogo quando perdia por 40-32, debalde. A Selecção Nacional saiu a perder por 14 pontos (48-34). Com aquele resultado, o combinado nacional estava fora da corrida ao Afrobasket.
Porém, um novo triplo de Stam, no derradeiro quarto (50-37) animou a equipa e os adeptos. Entrou Seifane e devolveu concentração à equipa. Foi, de resto, o base do Costa do Sol que fez toda diferença quando a equipa mais precisava. Anotou oito pontos consecutivos, primeiro numa penetração e depois em roubos de bola e, novamente, em penetração, reduzindo a desvantagem para seis pontos (51-45).
Entretanto, dois triplos colocaram a África do Sul a vencer por 12 pontos (57-45) a um minuto e cinco segundos do fim jogo: estava empada a eliminatória!
Com raça, Seifane ocupou todo campo e ganhou todos ressaltos, um deles assistindo Stam para mais uma “bomba”, colocando o jogo a 57-48. Faltavam 17 segundos para o apito final. O mesmo Seifane ainda anulou o último ataque da África do Sul, que levaria tudo abaixo. Jogo sofrido, mas com festa no fim, animada com actuação de Bander.

Artigos relacionados:

Jornal desafio