Jornal Desafio
DESTAQUE » ESTADO IRÁ REDUZIR APOIO QUE PRESTA AOS CLUBES (1)
REPORTAGEM

ESTADO IRÁ REDUZIR APOIO QUE PRESTA AOS CLUBES (1)

Boa parte dos clubes desportivos nacionais depende do apoio do Estado para a sua sobrevivência, através do financiamento que as empresas públicas ou por si comparticipadas direccionam aos mesmos, assim como acontece com o Moçambola, que é a maior prova futebolística do país.

O Estado mantém-se desse modo como o garante do financiamento e execução dos planos de actividades desses clubes, sobretudo vinculados às empresas públicas, e que mais atenção prestam à alta- -competição em detrimento da formação e massificação.

Trata-se dos clubes Ferroviários, Costa do Sol, Maxaquene, União Desportiva do Songo, Associação Desportiva de Vilankulo, respectivamente vinculados aos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Electricidade de Moçambique (EDM), Aeroportos e Linhas Aéreas de Moçambique (ADM e LAM), Hidroeléctrica da Cahora Bassa (HCB) e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), entre outros que directa ou indirectamente recebem financiamentos de empresas públicas. Temos casos do Matchedje e Estrela Vermelha, clubes sediados na capital do país e que viviam ou continuam a viver de fundos do Estado.

Por: SALVADOR NHANTUMBO

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..