O Ferroviário de Maputo, detentor da Taça Maputo em ambos os sexos, começou com o “braço” direito a edição-2025 da prova ao fazer por vitórias a dupla jornada de basquetebol do fim-de-semana.
Em seniores masculinos, a “locomotiva” não deu hipóteses ao Costa do Sol Sub-20, vencendo por 91-47, num jogo disputado no campo do Ferroviário.
Já na segunda jornada, os “locomotivas” voltaram a brilhar com uma vitória expressiva diante do Maxaquene “B” (109-67), numa exibição marcada pela consistência ofensiva – destaque para os 43 pontos marcados só no terceiro quarto.
Em femininos, o Ferroviário também foi implacável, ao vencer a A Politécnica por 108-25, destacando-se principalmente na segunda metade, com um parcial de 52-6 (3.º e 4.º períodos).
Na segunda jornada, as lideradas por Nasir Salé mantiveram o ritmo ao derrotar a Lazio por 88-35, novamente com domínio claro nos momentos cruciais do jogo.
Num dos duelos mais aguardados da jornada inaugural, em masculinos, o Costa do Sol bateu o Maxaquene por 87-82, depois de estar a perder durante boa parte do encontro. Os “tricolores” entraram mais fortes, tendo vencido os dois primeiros quartos (30-22 e 20-16), e chegaram ao intervalo em desvantagem 46-50. No entanto, a equipa comandada por Milagre Macome soube reagir, crescendo nos momentos decisivos para virar o resultado e conquistar a vitória.