A fase regular da Taça Maputo em Basquetebol, conhecida por Jogabets, aproxima-se do fim, e os jogos da 6.ª e 7.ª jornadas, disputados entre sexta-feira e sábado, começaram a definir com clareza os quatro semifinalistas em ambos sexos.
O grande destaque do fim-de-semana foi a vitória das Águias Especiais frente à A Politécnica por 69-68, num jogo marcado por uma recuperação impressionante dos “estudantes”. Após uma primeira parte amplamente dominada pelas Águias (27-24 e 32-12), a Politécnica reagiu com um parcial de 16-3 no terceiro quarto e voltou a vencer o último por 16-7. Apesar da pressão final, as Águias seguraram o triunfo.
No jogo de cartaz, o Ferroviário fez uma reviravolta frente ao Maxaquene. Ao intervalo, a equipa da casa vencia por 38-21, mas os “locomotivas” voltaram com nova atitude. Um parcial de 26-6 no terceiro quarto relançou a partida e, no prolongamento, Calus Zualo tornou-se herói ao marcar os dois pontos finais que garantiram a vitória por 68-66.
O Costa do Sol, por sua vez, manteve a invencibilidade com duas vitórias expressivas: 83-50 frente às Águias Especiais e 90-58 diante da Universidade Pedagógica. A equipa orientada por Milagre Macome soma agora seis vitórias.
Noutros reencontros da ronda, o Costa do Sol Sub-20 venceu o Maxaquene “B” por 71-66, e no jogo (em atraso) realizado na sexta-feira. A Politécnica, além da queda frente às Águias, venceu o Maxaquene “B” por 100-40, também em jogo de acerto de calendário.
Com sete jornadas disputadas, as contas para as meias-finais estão teoricamente fechadas. Em seniores masculinos, as quatro equipas apuradas são: Costa do Sol, Ferroviário, Águias Especiais e Maxaquene A. A última jornada servirá para definir a ordem de classificação, com o confronto directo entre Costa do Sol e Ferroviário a determinar quem lidera.