POR: EDMILSON JOSÉ, EM RABAT, COM APOIO DA

A Selecção Nacional de futebol Sub-17 de Moçambique empatou ontem diante da sua congénere do Mali, por uma bola (1-1), em partida referente à segunda jornada do Grupo “C” do Campeonato Africano das Nações (CAN) Marrocos-2026.
Com esta igualdade, o combinado nacional vai decidir o seu futuro no CAN quarta-feira, diante de Angola, que ontem foi goleada pela Tanzania (3-0), em duelo referente à segunda jornada. Moçambique precisará de um triunfo para garantir uma vaga nos quartos-de-final ou no “play-off”, dependendo do resultado entre a Tanzania e o Mali.
Em caso de derrota ou empate dos malianos no último jogo e uma vitória do combinado nacional, os treinados por Luís Guerreiro garantem o segundo lugar do grupo, posição que os coloca no “Mundial” e nos quartos-de-final do CAN.
DIEGO PELEMBE COLOCA MOÇAMBIQUE EM VANTAGEM
Num jogo em que o combinado nacional era obrigado a pontuar para manter vivo o sonho da qualificação para a segunda fase e continuar na luta por uma vaga no “Mundial”, Diego Pelembe inaugurou o marcador logo aos quatro minutos. O avançado recebeu um passe de Nhampule Jr., deixou para trás dois adversários com grande classe e bateu o guarda-redes Diarra, colocando os “Mambinhas” em vantagem.
Moçambique continuou determinado e esteve perto de ampliar o resultado aos 40 minutos. Na sequência de um livre cobrado por Allan, Mubai surgiu isolado diante de Diarra, mas o guardião malinês resolveu em dois tempos, evitando o segundo golo moçambicano.
Com o resultado a favorecer os “Mambinhas”, o árbitro do encontro, Reginald Collins, mandou todos aos balneários.
SYLLA EMPATA
PARA O MALI
No reatamento, o Mali entrou mais pressionante e criou perigo logo nos instantes iniciais da segunda parte, quando Touré apareceu com perigo na área moçambicana, obrigando João a uma defesa com o pé.
O guarda-redes moçambicano voltou a destacar-se aos 50 minutos, ao defender para canto um potente remate de longa distância do capitão maliano Kamissoko.
Apesar da resistência moçambicana, o Mali chegou ao empate aos 65 minutos, através de Sylla. O jogador malinês arriscou um remate do meio da rua e surpreendeu João, que se encontrava adiantado. O guardião ainda tentou recuperar a posição, mas já não conseguiu evitar o golo.
Os “Mambinhas” não baixaram os braços e continuaram à procura do triunfo. Mubai esteve muito perto de marcar num pontapé de bicicleta, mas o remate saiu fraco e passou a escassos centímetros da baliza de Diarra.
Já nos minutos finais, Nhampule Jr. também desperdiçou uma excelente oportunidade para devolver a vantagem a Moçambique. Após cruzamento de Valentim pela ala direita, o camisola 11 apareceu bem-posicionado, mas cabeceou ao lado da baliza defendida por Diarra.
Com este empate e a derrota de Angola frente à Tanzania, por 3-0, as decisões para o segundo e terceiro lugares — este último dá acesso aos “play-offs” de apuramento ao Campeonato do Mundo — ficam adiadas para a última jornada da fase de grupos.

