Por: Agnaldo José
O vencedor do Campeonato Provincial de Futebol de Gaza será conhecido no próximo fim-de-semana, quando as Águias Especiais e o Ferroviário de Gaza se defrontarem em jogo a contar para a 14.ª é última jornada da prova.
As duas colectividades partilham a liderança do “Provincial” com 25 pontos cada. No último sábado, o Ferroviário de Gaza arrancou uma vitória no terreno difícil da Associação Desportiva de Chókwè por 2-3, sacudindo a pressão de três jogos consecutivos sem vencer.
A equipa das Águias Especiais, por sua vez, venceu a Penitenciária de Mabalane por 1-0, num jogo que só teve 25 minutos. A partida não terminou no tempo regulamentar, porque os penitenciários desistiram em repúdio ao alegado mau ajuizamento do lance do golo. O árbitro decidiu dar por terminado o jogo, após 15 minutos de tolerância.
A decisão final desta partida será tomada dentro de dias pela Associação Provincial de Futebol, após a verificação do relatório do jogo. Porém, não há informações se a Penitenciária de Mabalane teria submetido algum protesto.
Ainda na luta pelo título, o Clube do Chibuto venceu na casa do Chimondzo F.C e soma 23 pontos na terceira posição. Apenas uma vitória na última jornada e esperar pela derrota de um dos conjuntos da frente interessa aos “guerreiros”. Na próxima ronda, o Chibuto terá pela frente o Clube de Gaza, que soma 22 pontos, afastado do título, mas com alguma possibilidade de ocupar a segunda vaga de acesso à fase regional do campeonato, também denominada de “poule” de apuramento ao Moçambola-2025.
Já o Clube do Bilene, AD do Chókwè, Penitenciária de Mabalane e Chimondzo F.C estão fora da “poule” de apuramento ao Moçambola-2025.

