Na terceira jornada do Campeonato da Cidade em Basquetebol, designado Jogabets Pro, em seniores, viu-se mais uma vez que o Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo estão a jogar numa rotação acima dos demais. Os dois gigantes somaram a terceira vitória consecutiva, reforçando o domínio absoluto na competição, em masculinos.
O Costa do Sol superou o Maxaquene numa partida “imprória para cardiácos”, realizada no pavilhão do Desportivo. O conjunto “canarinho” levou a melhor por 65-62 no duelo entre duas equipas que chegaram a esta ronda invictas.
A turma orientada por Milagre “Mila” Macome entrou apática para o jogo, mas despertou ainda no quarto inicial, que terminou a vencer por 17-13. O Maxaquene reagiu no segundo período, mas os campeões em título mantiveram-se firmes (37-34 ao intervalo). No terceiro quarto, os “canarinhos” ampliaram a vantagem para nove pontos e, apesar da resposta enérgica do Maxaquene no último período, a vitória sorriu ao Costa do Sol por uma margem curta mas preciosa.
Foi um jogo de afirmação para o colectivo “canarinho” que, além de manter a invencibilidade, reforça a candidatura ao título.
No campo do Ferroviário, a formação principal não teve dificuldades para bater conjunto Sub-20 e venceu por 101-40. O jogo, apesar de ser “caseiro”, não teve espaço para contemplações: os “locomotivas” dominaram com os seguintes parciais: 28-9, 20-5, 18-10 e 35-16.
Esta é a terceira vitória consecutiva do Ferroviário, que continua firme na perseguição ao líder Costa do Sol, num “braço-de-ferro” que poderá aquecer ainda mais as próximas jornadas.
PRIMEIRA VITÓRIA PARA ÁGUIAS E UP
A jornada também marcou o momento de reacção para duas equipas que ainda não tinham vencido. As Águias Especiais impuseram o primeiro desaire ao Desportivo de Maputo, por 64-60, num duelo equilibrado e de alta exigência física. A vitória permite às Águias manter acesa a esperança de qualificação para a outra fase.
Já a Universidade Pedagógica conquistou os primeiros pontos frente ao Costa do Sol Sub-20, por 66-65. Os “canarinhos” lideravam ao intervalo (33-35), mas a UP conseguiu uma reviravolta eficaz depois do intervalo, mostrando garra e resiliência para selar a vitória pela margem mínima.
“ITALIANAS” CIMENTAM LIDERANÇA
Em femininos, a Lázio reforçou o seu estatuto de líder invicta, ao vencer as Águias Especiais por 70-37.
Com três vitórias em igual número de jogos, a formação “italiana” mantém-se isolada no topo da classificação e candidata directa à final.
Na abertura da ronda, o Costa do Sol foi implacável na visita à A Politécnica e venceu por 100-20. O massacre começou logo com um 36-3 no primeiro quarto, seguido de 22-6, 28-6 e 14-5. A rotação da equipa, a eficácia defensiva e a profundidade do banco garantiram uma exibição sem falhas.
As vice-campeãs nacionais somaram a segunda vitória consecutiva da prova.
Por fim, o Ferroviário de Maputo, detentor do título feminino, entrou finalmente em acção e estreou-se com uma vitória frente ao Desportivo, por 76-31.
Note-se que a terceira jornada do Campeonato da Cidade (Jogabets Pro) foi marcada por desequilíbrios e confirmações. Costa do Sol e Ferroviário mostraram que não estão para “brincadeiras” e seguem firmes na liderança masculina. Em femininos, o trono continua a ser disputado entre Lázio e Costa do Sol, com o Ferroviário a entrar agora na corrida.



