Jornal Desafio
ENTREVISTA

NÃO SEPARE O HOMEM O QUE O ATLETISMO UNIU!

Florência Vicente Lumbela, ex-atleta do Ferroviário de Maputo, e Xato José Muinde, ex- -atleta do Matchedje de Maputo, são dois campeões nacionais que fizeram furor desde meados da década de 90 e finais de 2000. Florência era meio-fundista, especializada nos 800 e 1500 metros. Xato corria velocidade pura, designadamente 100, 200 e 400 metros.

A paixão pela modalidade era tão intensa que se entregaram de corpo e alma e orgulharam a si, aos seus clubes e ao país, deixando, inclusive, a esperança de que seriam estrelas de nível mundial. Ganharam tudo o que havia a ganhar no país, mas o salto que sempre se esperou de ambos ficou adiado para sempre, por falta de oportunidades.

Em meados do ano 2000 começaram a ver acesa a lâmpada cor de laranja, prenunciando o fim das suas carreiras. A vermelha não tardou a fazer o mesmo. Acendeu em 2011, curiosamente para ambos que, por sinal, já haviam começado uma relação amorosa que terminou em casamento, no ano de 2009, um matrimónio que rendeu dois filhos, um casal.

Por: REGINALDO CUMBANA
Fotos do Arquivo dos entrevistados

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Jornal desafio