Parte dos dos 25 atletas da Selecção Nacional de Futebol convocados para o duplo compromisso com as suas congéneres do Omã e da Indonésia, a serem disputados nos dias 7 e 9 de Junho, no Estádio Utama Gelora Bung Karno, em Jacarta, começa a chegar sábado, numa das unidades hoteleiras da capital do país, sendo que todos os que actuam no estrangeiro deverão se juntar ao grupo até domingo, um dia antes do início da preparação.
Dentre os que jogam fora de portas, três irão directo à Indonésia, nomeadamente Keyns Abdala, que actua em Portugal, Luís Miquissone (Líbia) e Edmilson Dove (Iraque).
Os treinos dos “Mambas” para esses confrontos em solo pátrio alternarão entre o Estádio Nacional do Zimpeto e o Complexo Desportivo da Black Bulls, no Tchumene, sempre a partir das 9.00 horas.
A partida para Jacarta está prevista para a noite de quarta-feira, sendo que o regresso está agendado para 11 de Junho.
Os dois jogos que Moçambique irá efectuar na Indonésia servirão para o seleciconador nacional, Chiquinho Conde, medir o pulsar do grupo, numa altura em que se avizinham os compromissos mais a sério, nomeadamente a campanha de Qualificação para o CAN-2027, que arranca em Setembro.
Serão, por outro lado, os primeiros jogos dos “Mambas” após a retirada do trio composto pelos então capitães Dominguez, Mexer e Reinildo, que simboliza uma transição geracional, olhando para as convocatórias de Valter (Fer. Beira), Guebuza (Black Bulls), Nélio (Fer. Maputo) ou Xamin (Chingale), todos estreantes.
Habituais seleccionáveis e titulares como Diogo Calila, Guima, Alfons Amade, Geny, Witi, Ratifo ou Faisal Bangal foram deixados de fora depois de intensas temporadas que tiveram pelos seus clubes.
Desde 5 de Janeiro, data em que Moçambique foi eliminado do CAN-2025, no Marrocos, que os “Mambas” não jogam, isto depois que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) ter optado por “gazetar” a Data-FIFA de Março, por alegada falta de fundos.
























