Pascoal Isaías, conhecido por Zolas nos círculos do basquetebol moçambicano, foi ontem confirmado como novo presidente da Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB) com oito votos a favor e três abstenções.
Único candidato ao cargo, Zolas vê agora legitimada nas urnas a visão que apresentou durante a campanha, centrada na profissionalização da LMB, na transparência da gestão, na inclusão dos diversos actores da modalidade e na criação de condições para tornar o basquetebol financeiramente sustentável.
Entre as prioridades do novo presidente está a valorização do campeonato como um produto capaz de atrair investimento privado e gerar receitas para os clubes e para a própria Liga.
“O basquetebol deve ser um negócio, deve ser um produto vendável. Os patrocinadores devem associar-se porque reconhecem que a sua marca ou produto está ligado a um desporto que valoriza e dignifica a sua imagem”, defendeu ao apresentar as linhas orientadoras da sua candidatura.
Zolas pretende introduzir elementos de entretenimento durante os jogos, inspirados em grandes competições internacionais, como forma de tornar o espectáculo mais atractivo para o público e para os parceiros comerciais.
“Primeiro, temos de garantir o básico, que é o espectáculo. Aquilo que vemos nos intervalos dos jogos da NBA ou do futebol americano também pode ser adaptado à nossa realidade. Queremos ter músicos de renome nos pavilhões e vamos lutar para que o preço dos bilhetes deixe de ser apenas 50 meticais. Se queremos valorizar o produto e gerar receitas, teremos de ajustar alguns aspectos para que o investimento dos patrocinadores faça sentido”, afirmou.
O novo presidente vê, igualmente, o fim do ciclo de patrocínio da antiga Liga Mozal como uma oportunidade para mobilizar o empresariado nacional em torno da modalidade.
Com a eleição consumada, Pascoal Isaías deverá tomar posse no dia 30 do mês em curso.

