O médio internacional moçambicano Alfons Amade ajudou o Dunfermline Athletic a qualificar-se para a final da Taça da Escócia em futebol, depois de vencer o Falkirk por 4-2, no desempate através da marca de grandes penalidades, após o nulo no final do tempo regulamentar e prolongamento.
O jogo teve lugar na tarde de sábado, em Hampden Park, na cidade de Glasgow, com a presença de mais de 25 mil espectadores nas bancadas.
Na meia-final, Alfons Amade entrou a titular, mas viria a ser substituído aos 76 minutos, dando o seu lugar ao inglês Tashan Oakley-Boothe.
Apesar de estar em quarto lugar na II Liga da Escócia, o Dunfermline Athletic deitou abaixo uma equipa que está na I Liga e na grande final, marcada para o princípio da noite (18.30 horas) de sábado de 23 de Maio próximo, o Dunfermline Athletic vai medir forças com o gigante Celtic de Glasgow.
Para chegar à grande final, o Celtic de Glsgow afastou, na tarde de ontem, o St. Mirron por 6-2, resultado obtido após prolongamento.
No final do tempo regulamentar, as duas equipas estavam empatadas a dois golos e durante os 30 minutos de tempo-extra os verdes de Glasgow marcaram mais quatro golos.
Com a presença na final, o Dunfermline Athletic, de Alfons Amade, praticamente garantiu a qualificação para as eliminatórias de acesso à Fase de Grupos da Liga Conferênci da UEFA.
É que, para a temporada 2026/27, a Escócia tem direito a apurar o campeão à fase de Liga dos Campeões, o segundo classificado para o “play-off” de acesso e o terceiro classificado para as eliminatórias da Liga Europa.
Contando que o Celtic está nos três primeiro lugares da I Liga, devendo ir à Liga dos Campeões ou à Liga Europa, o Dunfermline Athletic irá à Liga Conferência por ter conseguido chegar à final da Taça da Escócia.



