Jornal Desafio
DESTAQUE » NUNCA JOGUEI SOB EFEITO DE ÁLCOOL
ENTREVISTA

NUNCA JOGUEI SOB EFEITO DE ÁLCOOL

Quarta-feira última escalámos Laulane para uma conversa com Urbano Pereira Loforte, ex-médio ala direito, que nos anos 70/80 vendeu classe em clubes de Maputo e de Nampula, antes de explodir de vez no Desportivo de Maputo, clube que ajudou a conquistar os primeiros dois títulos (1977 e 1978) após a independência, graças ao seu poder de desmarcação e suas assistências milimétricas, que lhe permitiam colocar a bola onde quisesse, mormente na cabeça de Sitoe, o goleador-mor.

Urbano – a caminho dos 73 anos, a completar já a 23 de Janeiro próximo – começou no seu bairro, Chamanculo, nos anos 60, mas muito cedo foi para o Central, onde foi campeão da II Divisão. Em 1971 é recrutado para a tropa portuguesa, numa altura em que o Sport Lisboa e Benfica precisava de si, que seguiria com o falecido Quarentinha. Cumpriu a tropa em Nampula e acabou jogando a ponta-de-lança no Benfica e no Sporting, ambos de Nampula, marcando muitos golos e granjeando a simpatia dos adeptos.

Mais tarde, pouco antes da independência nacional, Urbano – que hoje em dia se transformou num médico tradicional – regressa à capital do país e abraça o clube do seu coração, o Desportivo. É aqui onde se conheceu o verdadeiro Urbano, muito astuto no seu posicionamento em campo, com estonteantes fintas com o corpo, que desequilibravam os adversários e abriam espaço para a exploração total da linha de fundo, donde vezes sem conta saíam cruzamentos letais.  

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Jornal desafio
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..